Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EDUARDO CAVALCANTE SILVA
( BRASIL – BAHIA )

 

Filho de José Júlio da Silva e Joana Cavalcante Silva, Eduardo nasceu em 1915, numa casa humilde na rua da Lagoa, no município de Senhor do Bonfim, estado da Bahia, onde viveu até o ano de 1928, quando mudou com seus pais para Salvador.

Na capital baiana Eduardo cursou a Escola de Belas Artes de Salvador e concluiu o curso de Capacitação Jornalística do Instituto de Jornalismo da Bahia, sob a orientação do professor Antônio Virgílio Sobrinho.

(...)

Em 1952, estreia na carreira literária ao publicar o livro de poesias “Pétalas”, obra que reúne os seus mais seletos sonetos.
Em 1961, após o sucesso alcançado com o lançamento de “Pétalas”, Eduardo publica “Folhas no Caminho”, uma coleção de sonetos seus, alguns inéditos e outros já publicados no jornal Folha do Subúrbio.
Em 1966, publica a coletânea “Poetas da Bahia”, uma obra dedicada especialmente à descoberta de valores brasileiros, no campo da poesia, existentes no interior e na capital baiana.
Ocupando a cadeira de Acadêmico nº 8 da Academia Castro Alves de Letras, foi eleito Presidente desta em novembro de 1971, assumindo o cargo em março de 1972, sendo reeleito em 1973 e 1974, dada a sua proveitosa e renovadora administração.


(...)

Eduardo Cavalcante Silva faleceu em Salvador, na manhã do dia 25 de dezembro de 2008, vítima de uma insuficiência respiratória. O seu sepultamento ocorreu na manhã seguinte, em Camaçari, onde se encontra o túmulo da família, e contou com a participação de diversas figuras da arte e da cultura local, como o poeta Bule-Bule, além de amigos e familiares que prestaram homenagens através de cânticos religiosos, discursos e recitação de poesias consagradas de sua autoria.

Ver a biografia completa em:
https://folhadosuburbio.wordpress.com/eduardo-cavalcante-silva
 

 

ANUÁRIO DA POESIA BRASILEIRA 1995.  Organizador : Laís Costa Velho.  Rio de Janeiro: CODPOE – Cooperativa de Poetas e Escritores, 1995.  116 p.                     Ex. bibl. Antonio Miranda

 

               
CONSELHO...

Você que é tão valente, tão gaiato
e tenta no alheio por a mão...
Procura se valer, mesmo de fato,
da sombra do direito, da razão!

Nunca diga que “dou surra, que mato,”
fazendo vez de forte, de vilão!
Pense que pode alguém pagar o pato
por sua desvairada decisão!

Ninguém é maior do que ninguém!
Ao tomar atitude, pense bem,.
agindo com pudor, sinceridade!

Por maior que seja sua ambição,
haja sempre firmado na razão,
— na base cristalina da verdade!


*

VEJA E LEIA  outros poetas da BAHIA  em nosso Portal:

http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/bahia/bahia.html


Página publicada em julho de 2023      

      


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar